Projeto Tela

 

A notícia chegou numa segunda-feira.

Era urgente.

Tão urgente que o prazo original de oito meses havia sido reduzido para um mês e meio.

Ninguém entendeu muito bem como algo planejado para oito meses poderia, de repente, precisar ficar pronto em quarenta e cinco dias. Mas questionar a urgência de uma urgência costuma ser visto como falta de espírito colaborativo.

Montaram-se reuniões, criaram-se grupos e convocaram-se especialistas. Pessoas que mal se conheciam passaram a trocar mensagens a qualquer dia e a qualquer hora, como velhos amigos de guerra.

A cada encontro surgiam novas informações. Ou melhor, surgiam pedaços de informações. Quando alguém fazia uma pergunta mais específica, o responsável pelo projeto respondia com sinceridade admirável:

– Preciso estudar esse ponto.

Enquanto isso, os demais trabalhavam.

Mudaram-se processos. Alteraram-se estruturas. Redesenharam-se partes inteiras do sistema. Sábados deixaram de ser sábados. Feriado tornou-se oportunidade. O café passou a ser considerado um alimento.

Curiosamente, aqueles que passavam os dias construindo a solução já começavam a acreditar que o prazo poderia ser cumprido. O responsável pela urgência, entretanto, parecia cada vez mais preocupado. Tão preocupado que já não se limitava às reuniões oficiais. Sempre que conversava com alguém que pudesse contribuir com o projeto, tentava recrutá-lo imediatamente.

Para esse responsável não importava quem coordenava a equipe, quais eram as prioridades estabelecidas ou que outras atividades estivessem em andamento.

Afinal, a situação era crítica. Urgentíssima. Histórica. Nacional, talvez.

Foi então que, numa reunião qualquer, uma frase ficou pairando no ar. Dessas frases que entram por um ouvido e se recusam a sair.

O responsável comentou, quase sem perceber:

– O importante é que esteja disponível em homologação.

A conversa prosseguiu, mas a frase permaneceu sentada à mesa.

Disponível em homologação?

Não em produção?

Não funcionando para os usuários?

Não gerando resultados?

Apenas em homologação?

Alguém pediu uma reunião específica para esclarecer o assunto. Afinal, quando se mobilizam muitas pessoas, sacrificam-se fins de semana e escrevem-se sistemas inteiros, convém saber exatamente qual é o objetivo.

A resposta veio.

Sim.

Bastava que estivesse em homologação.

O sistema seria fotografado.

Uma captura de tela.

Uma imagem.

Um retrato digital.

Essa fotografia seria enviada a alguém para demonstrar que a funcionalidade estava pronta. Pronta, embora ainda não estivesse disponível para uso. Pronta, embora só fosse utilizada em dezembro. Pronta, porque existiria uma tela.

Houve silêncio.

Não o silêncio da concordância.

O outro.

Aquele silêncio que aparece quando a realidade consegue superar a imaginação.

Durante dias, pessoas haviam corrido para produzir uma fotografia.

Não uma funcionalidade em operação.

Não um benefício entregue.

Não um problema resolvido.

Uma fotografia.

Mais tarde, quando chegou o momento de registrar as entregas relevantes do período, surgiu uma dúvida filosófica.

Deveria aquela iniciativa constar na lista de destaques do mês?

Afinal, a funcionalidade não estava em produção. Os usuários não a utilizavam. Nenhum valor havia sido gerado. Nenhum resultado havia sido alcançado.

Mas existia uma foto.

E talvez este seja o verdadeiro espírito de nosso tempo.

Já não importa tanto fazer.

Importa parecer que foi feito.

O sistema ainda não trabalhava.

Mas a fotografia, essa sim, estava pronta dentro do prazo.

Sebastião Marcondes∴
11.06.2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Cruzadas Vistas pelos Árabes, Amin Maalouf

Gosto muito de história porque acredito que conhecer o passado é uma maneira de entender melhor o presente. Mas também porque, quanto mais l...