Livro 45 Minutos do Primeiro Templo

 



Terminei a leitura de 45 Minutos do Primeiro Tempo, de Patrick Santos. Um livro relativamente curto, com cerca de 140 páginas, escrito em linguagem simples, direta e bastante pessoal.

Patrick atuava como executivo de comunicação e âncora do programa político 3 em 1, da Jovem Pan, quando decidiu interromper o ritmo acelerado da carreira para viver um período sabático. O título do livro faz justamente essa analogia com o futebol: aos 45 anos, ele resolveu “descer para o vestiário”, fazer uma pausa e repensar os rumos da própria vida.

A obra gira em torno dessa necessidade de parar e refletir sobre o sentido do que estamos fazendo. Em um dos trechos, Patrick escreve sobre a importância de “parar e refletir sobre o sentido do que estamos fazendo”, algo que parece simples, mas que muitas vezes deixamos de lado enquanto seguimos presos à rotina.

O livro toca bastante nessa sensação moderna de vida mecânica: “levamos a vida profissional no piloto automático sem nos darmos conta do eixo que nos orienta” . E talvez seja justamente aí que a obra encontra sua força, não em respostas extraordinárias, mas em perguntas comuns que quase todo mundo evita fazer.

Outro aspecto interessante é a reflexão sobre identidade. Patrick comenta que o mundo material acaba nos aprisionando de tal forma que passamos a buscar sentido não dentro de nós, mas no cenário que construímos ao redor . Isso dialoga diretamente com a preocupação constante com imagem, desempenho e validação social.

Há também trechos bastante humanos e sinceros, especialmente quando ele fala sobre solidão, culpa, relações familiares e frustrações pessoais. O livro ganha ainda mais força quando aborda a ausência do pai e o impacto emocional que isso teve em sua formação. Em determinado momento, ele reconhece que tentou se tornar o homem que imaginava que o pai deveria ter sido, um dos trechos mais honestos e fortes da obra.

Gostei particularmente de uma observação simples, mas muito verdadeira: “Antes de conhecer o mundo, deveríamos conhecer o bairro onde moramos” . Em tempos de excesso de informação, metas e hiperconexão, talvez realmente estejamos cada vez mais distantes das pequenas coisas ao nosso redor.

Não é um livro transformador nem revolucionário, mas também não parece ter essa pretensão. Sua proposta é mais modesta: provocar pequenas pausas e algumas reflexões sobre o rumo da vida, o peso da rotina e o valor do tempo.

E talvez isso, hoje em dia, já seja bastante coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Cruzadas Vistas pelos Árabes, Amin Maalouf

Gosto muito de história porque acredito que conhecer o passado é uma maneira de entender melhor o presente. Mas também porque, quanto mais l...